Buscar

Serviço de Nutrição Dietética do Hospital do Coração Balneário Camboriú tem plano alimentar

Um plano alimentar é um cardápio bem estruturado, preparado por um nutricionista ou médico, que define os alimentos que a pessoa precisa comer para ajudar no seu tratamento ou melhorar sua recuperação. No plano, também estão incluídos os melhores horários para as refeições, as quantidades certas e os nutrientes importantes para manter a saúde em dia.

Ele é importante porque incentiva o consumo de alimentos mais saudáveis, como vegetais, grãos integrais, cereais menos calóricos e frutas. Para elaborar o cardápio, os profissionais de saúde analisam o perfil do paciente e, de acordo com o histórico das dietas anteriores, verificam o que pode ser melhorado para atingir os objetivos.


Nutrição e Dietética do Hospital do Coração Balneário Camboriú

No Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital do Coração Balneário Camboriú, os pacientes recebem assistência nutricional individualizada. O SND é responsável pela elaboração do cardápio e pela oferta de refeições balanceadas dirigidas às necessidades de cada paciente para contribuir com a satisfação e a recuperação da saúde.

A Nutrição Clínica Hospitalar é uma das principais vertentes do SND. A assistência se inicia com uma avaliação detalhada do quadro clínico, idade, estado nutricional e patologia do paciente. Após o diagnóstico, o profissional de nutrição desenvolve um plano alimentar/dietético para proporcionar a alimentação adequada para cada um.

Todas as pessoas internadas na enfermaria e na UTI do Hospital do Coração recebem o atendimento do SND até a alta hospitalar. A unidade também conta com a atuação de uma equipe de nutrólogos, que têm um olhar técnico e minucioso para todos os pacientes que precisem de um suporte nutricional avançado.

O hospital conta com uma EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) que, além de nutricionista e médico nutrólogo, também possui enfermeiro, farmacêutico e fonoaudiólogo. Este último profissional, inclusive, tem como objetivo avaliar a melhor via e condição de deglutição, além de trabalhar com a reabilitação para o uso desta via quando patologias – acidentes vasculares encefálicos, por exemplo – a prejudicam.

Todos os pacientes com internação maior que três dias no hospital, ou com desnutrição e sintomas prováveis de deglutição (como perda de peso acentuada recente e doenças consumptivas como o câncer, entre outros) passam por avaliação da equipe que avalia a necessidade de intervenção e indica a intervenção mais adequada para cada caso. A nutrição adequada interfere diretamente com o prognóstico das doenças e a capacidade de recuperação de todos os pacientes.


Benefícios do plano alimentar

Além dos benefícios diretos do plano alimentar, como a quantidade certa de alimentos e nutrientes, existem outras vantagens de um trabalho como o realizado pelo SND. Podemos listar eles:

  • Controlar as porções de alimento com noção das calorias de cada item do prato;

  • Comer de forma mais saudável;

  • Economia de tempo ao planejar refeições;

  • Economia de dinheiro ao seguir um cronograma que reduz o uso de delivery e desperdício de alimentos.


Serviço de Nutrição Dietética