Buscar

O que é arritmia cardíaca?

O coração funciona como uma bomba automática que trabalha dia e noite de forma sincronizada para atender às necessidades do seu organismo. Quando ocorre alguma mudança na sequência de seu ritmo, os batimentos cardíacos se tornam desordenados, mais rápidos ou mais lentos. A esse tipo de alterações se dá o nome de arritmia.


Consideram-se anormais (ou anômalos) batimentos cardíacos cujas frequências são muito rápidas ou muito lentas. Em todos os casos, há uma perda do ritmo cadenciado do coração, e é exatamente essa irregularidade que caracteriza a arritmia.

Por que isso acontece? As arritmias têm causa multifatorial, mas, de modo geral, decorrem de cardiopatias, ou seja, doenças cardíacas. Veja as possíveis origens do problema ou seus desencadeadores:Genética, Defeitos congênitos, Idade, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Estresse Tensão emocional, Consumo excessivo de álcool, Tabagismo, Consumo de bebidas energéticas, Determinados medicamentos (especialmente para infecções respiratórias e alergias), Obesidade, Lesão nos tecidos do coração (infarto ou insuficiência cardíaca), Apneia do sono, Infecção por coronavírus.

Toda vez que observar em si uma arritmia (palpitação) que persiste, ela deve ser investigada, especialmente se, em sua família, há histórico de morte súbita. Agende uma consulta com um dos nossos cardiologistas pelos telefones (47) 3261-6800 ou (47) 3261-6880.

Responsável Técnico Médico:

Dr Gustavo Vinícius Meirelles Tenfen

CRM SC 14860

#saude #hcorbc #arritmiacardiaca #exames #checkup #coracao

fonte: uol.com.br/vivabem